Conceito De Mem Ria
A memória é a capacidade que um individuo humano ou não humano possui de armazenar e recuperar determinadas informações consideravelmente importantes. O estudo em seguida fará uma abordagem mais objectiva dos conceitos de memória, os tipos de memória, baseando-se nas formas de armazenamento de informação. As memórias sensorial, a curto e longo prazo, abordaram os processos de funcionamento de acordo com as leis.
Na expectativa que este trabalho sirva de espelho para uma melhor compreensão do tema epigrafado, recomenda-se maior atenção ao estimado leitor para que deste busque informações pertinentes ao estudo do funcionamento da memória humana e ou não humana.
Conceito de memória
Não podemos pensar a vida sem memória. É graças à capacidade de reter o que aprendemos que lemos este texto, que abotoamos o casaco, que ligamos a rádio, que reconhecemos os nossos familiares e amigos.
A memória constitui uma espécie de retrato do que somos, composto com os traços do que fomos.
A mitologia grega reflecte a importância dada desde sempre à memória. Ao longo do tempo, especialistas procuraram desenvolver a memória através da repetição e de técnicas, pondo-a, a maior parte das vezes, ao serviço da retórica.
Porque desde sempre se compreendeu que, a memória humana é limitada na sua capacidade de armazenamento, e afectada pelos sentimentos, emoções e experiencias, se procurou construir instrumentos que assegurassem que o material retido pudesse ser evocado na sua integridade.
Podemos então definir a memória como um processo cognitivo que compreende a retenção e a recuperação da informação.
São os nossos receptores sensoriais que captam as informações do meio ambiente. Por isso, grane parte dos autores distinguem três tipos (ou subsistemas) de memória, baseados em três formas de armazenamento da informação.
Memória sensorial;
Memória a curto prazo;
Memória a longo prazo.
Memória sensorial – As entradas (inputs) sensoriais são mantidas armazenadas durante fracções de