Conceito de lan
Trabalho de Introdução à informática
Conceitos de rede
LAN
Equipe:
Antonio Daniel Zanatta
Edenir Antonio De Moura
Filipe Rossi
Jonas de Jesus Oliveira
Conceitos de rede
Intrudução
As Redes de Computadores são as maneiras utilizadas para a Transmissão de Dados e Compartilhamento de Recursos.
A Comunicação através de uma Rede pode ser feita a uma longa distância ou em sua maioria em Redes Locais. Por Exemplo, uma Rede Local pode conectar dois Computadores a uma Impressora, permitindo que os dois Computadores utilizem a mesma Impressora.
As Redes podem ser feitas em Edifícios ou apenas em uma sala. Redes Locais não utilizam Modems separados, pois são projetadas apenas para compartilhamentos. A seguir estaremos mostrando um breve relato de como surgio a Rede LAN, e explicando seu funcionamento.
História
Na época anterior aos PCs, as empresas possuíam somente um computador central, o mainfraimes, com usuários o acessando através de terminais utilizando um cabo simples de baixa velocidade. Redes tais como a Systems Network Architecture (SNA) da IBM estavam focadas em ligar terminais ou outros mainfraimes através de conexões dedicadas. Alguns desses terminais poderiam estar em locais remotos -- o que daria origem a uma WANs.
As primeiras LANs foram criadas no final de 1970 e eram usadas para criar links de alta velocidade entre grandes computadores centrais em um determinado local. De muitos sistemas competidores criados nessa época a Ethernet, e ARCNET eram os mais populares.
O crescimento do CP/M e depois dos computadores pessoais baseados em DOS, proporcionaram que um único local pudesse ter dúzias e até centenas de computadores. A atração inicial das redes era geralmente compartilhar espaço em disco e impressoras à laser, os quais eram extremamente caros na época. Um entusiasmo maior com o conceito de LAN surgiu por volta de 1983, que foi declarado pela indústria de