Conceito de inovação
“Inovação é a exploração com sucesso de novas idéias.”,
Entender o conceito de inovação e praticá-lo demanda tempo, dedicação e investimentos.
Dentre as várias possibilidades de inovar estão: o Inovações de produtos: Mudança do produto em si, avanço tecnológico. Ex.: Câmbio automático em veículo, câmera de ré. o Inovação de Processo: Mudança no processo de produção de um produto ou serviço. Produz benefícios de produção, embora não gere mudança no produto final. Ex.: Aumento de produtividade, redução de custos. o Inovação de Modelo de Negócio: Mudança na forma como o produto é oferecido no mercado, não necessariamente muda o produto ou sua forma de produzir. Ex.: as vantagens pela qual é vendido um carro usado.
Uma inovação só é considerada como tal, quando se há um impacto significativo onde foi aplicada; estrutura de preços, participação no mercado, receita da empresa, etc.
As inovações são importantes porque permitem que as empresas acessem novos mercados, aumentem suas receitas, realizem novas parcerias, adquiram novos conhecimentos e aumentem o valor de suas marcas.
Além disso, as inovações não se limitam as empresas, pois para os países e regiões, as inovações possibilitam o aumento do nível de emprego e renda, além do acesso ao mundo globalizado.
As empresas são o centro da inovação. É por meio delas que as tecnologias, invenções, produtos, enfim, idéias, chegam ao mercado. Inovar envolve uma série de competências tecnológicas, mercadológicas e gerenciais.
“A inovação aberta é um paradigma que assumem que as empresas podem e devem utilizar idéias externas e idéias geradas internamente, assim como caminhos internos e externos para chegar ao mercado, em seu caminho de desenvolvimento tecnológico.” (Henry Chesbrougu,