conceito de homeostasia
É o equilibrio dinâmico obtido através da auto-regulação, ou seja, através do controle.
È a capacidade que tem o sistema de manter certas variáveis dentro de limites, mesmo quando os estímulos do meio externo foçam essas variáveis a assumirem valores que ultrapassam os limites da normalidade, como no caso da temperatura do corpo humano e do piloto automático em aviação.
O conceito de homeostasia nasceu na filosofia animal com Claude Bernard (1813-1878), ao propor que “todos os mecanismos vitais tem por objetivo conservar constantes as condições as de vida no ambiente interno”. Claude Bernad definia a noção de meio interior, e salientava que a estabilidade do meio interno é a condição de vida livre. Cada porção do corpo era cercada por seu meio e precisa manter a sua integridade e suas condições estáveis, apesar das variações desse meio.
Os seres vivos vivem em um processo contínuo e incessante de desintegração e de reconstituição. A tendência à manutenção de um equilibrio interno manifesta-se em todos os níveis da atividade orgânica. O organismo serve-se dos mais variados recursos para anular o efeito de qualquer fator estranho que venha ameaçar o seu equilíbrio. Assim todo organismo apresenta mecanismo de regulação que lhe permitem manter o seu equilíbrio interno. A homeostasia funciona através de dispositivos de retroação (feedback), chamados de servosmecanismos. Os dispositivos de retroação são sistema de comunicação que reagem ativamente a uma entrada de informação. O resultado dessa ação-reação transforma-se em nova informação, que modifica seu comportamento subsequente. A base do equilíbrio é a comunicação e a consequente retroação positiva e negativa.
Uma variação diacrônica da homeostase é a chamada homeorese, que ocorre quando o sistema busca o equilíbrio, e ocasiões de enormes desvios externos, por meio de nova sicronia, num outro plano, ou com outros parâmetros que definem outra homeostasia.
A homeorese envolve uma