Conceito De Custeio Por Absor O
O Custeio por Absorção consiste na apropriação de todos os custos (sejam eles fixos ou variáveis, diretos ou indiretos) à produção do período. Os gastos que não são efetuados para a produção (despesas) são excluídos, a distinção principal no custeio por absorção é entre custos e despesas. Essa separação é importante porque as despesas são contabilizadas imediatamente contra o resultado do período, somente os custos relativos aos produtos vendidos terão o mesmo tratamento. A apropriação, aos produtos elaborados pela empresa, de todos os custos incorridos no processo de fabricação, quer estejam diretamente vinculados ao produto, quer se refiram à tarefa de produção em geral e só possam ser alocados aos bens fabricados indiretamente, isto é, mediante rateio. Passam a integrar o valor contábil dos produtos acabados, nesse método de custeio, tanto os custos que são variáveis (que só existem quando cada unidade é feita) quanto os fixos (que independem de cada unidade, relacionando-se mais com a criação das condições de produção).
No Custeio por Absorção é como se a empresa estivesse separada em duas partes: a fábrica e a atividade comercial, e é como se esta última adquirisse da fábrica os produtos por ela elaborados por um valor tal que cobrisse tudo o que a fábricatenha gasto para produzi-los.
Objetivos
Objetivo Geral
O objetivo geral deste trabalho é analisar as vantagens e desvantagens do custeio direto e por absorção, a fim de identificar a correta interpretação dos custos operacionais, por serem condições essenciais para o funcionamento racional de qualquer entidade contábil, com e sem fins lucrativos.
Objetivo específico
Levantar informações sobre as características específicas de cada sistema de custeio a fim de interpretar as desvantagens e vantagens competitivas e determinar informações sobre importância do sistema de custeio no meio empresarial.
Vantagens do Custeio por Absorção
Podemos observar algumas vantagens