Conceito de Administração de Materiais
Não é possível uma empresar funcionar sem a existência de seus recursos: financeiros, humanos e materiais. Por isso é importante gerir bem os seus recursos de maneira que possa utilizá-los com máxima eficiência e eficácia.
A gerência de materiais é um conceito vital que pode resultar na redução de custos e no aperfeiçoamento do desempenho de uma organização de Administração de Compras, Suprimentos e Armazenamento produção, quando é adequadamente entendida e executada.
Portanto, vamos ver alguns conceitos básicos para administração de materiais. Iniciando com o administrador de materiais.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A administração em geral se apoia em 3 pilares principais:
Finanças
Material
Pessoal
Para que exista uma administração próxima a perfeição é necessária a harmonia entre essas 3 áreas, fazendo com elas estejam entrosadas de tal forma que uma fique dependente da outra.
Visto que não é possível fazer nada sem capital, da mesma forma que também não é imaginável fazer sem material, porém somente com esses dois não há condições de administrar, pois falta o elemento humano que irá acionar todo o processo produtivo. Não havendo grande diferença no nível hierárquico entre estas áreas, uma vez que tem a mesma importância para o bom funcionamento da empresa.
ADMINISTRADOR DE MATERIAIS
O administrador de materiais tem como principais atividades: prever, planejar, organizar, comandar e controlar. Faz isso para garantir o funcionamento da empresa visando aumentar a produtividade, a rentabilidade e ainda assim controlar os resultados.
Além disso, o administrador de materiais exerce outras funções como: Determinar métodos gerais da organização. Planeja o uso eficaz de equipamentos, materiais, mão-de-obra, capital e serviços. Entre as suas atribuições também está a elaboração de rotinas de trabalho por meio de instrumentos de trabalho (organogramas, fluxogramas, entre outros). Cabe ainda ao administrador de materiais