conceito das demonstrações contábeis
1761 palavras
8 páginas
1.1) Conceito das Demonstrações Contábeis Segundo a Lei 6.404/1976, as demonstrações contábeis são um conjunto de informações e relatórios que são extraídos após o registro de todos documentos de um área contábil de uma entidade ou empresa, durante um período. Os documentos devem ser obrigatoriamente divulgados anualmente, e obedecer a critérios estabelecendo quais demonstrações devem ser elaboradas numa empresa seja ela de capital aberto ou não. Na Lei 6404/76 estabeleceu que as empresas de capital aberto deverão publicar suas demonstrações contábeis no fim de cada exercício social (01/01/x1 – 31/12/x1). Essas demonstrações irão expressar a situação patrimonial da empresa, auxiliando usuários na tomada de decisão. Empresa de capital aberto, é uma sociedade anônima, em que suas ações podem ser negociáveis na Bolsa de Valores, ao contrario do capital fechado onde ações não são comercializadas em bolsas de valores ou mercado. É uma empresa composta por diversos sócios. As demonstrações exigidas para as empresas de capital aberto são:
● Balanço Patrimonial ( BP)- É uma demonstração contábil que evidencia, qualidade, quantidade, em uma determinada data e tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade.
● Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido (DMPL)- Mostra todas as movimentações podendo ser perdas ou acréscimo, nas contas que formam o patrimônio liquido.
● Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR)- Indicará as modificações na posição financeiras que originaram as variações do capital circulante liquido da entidade.
1.1) Divulgação das Demonstrações Contábeis
Segundo a Lei 6.404 de 15 de Dezembro de 1976¹, considera-se;
Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia, e as mutações ocorridas no