Conceito Da Contabilidade
Conceito da Contabilidade
A contabilidade, desde seu aparecimento como conjunto ordenado de conhecimentos, com objeto e finalidades definidos, tem sido considerada como arte, como técnica ou como ciência, de acordo com a orientação seguida pelos doutrinadores ao enquadrá-la no elenco das espécies do saber humano.
Sua função é registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades, objetivando fornecer informações, interpretações e orientações sobre a composição e as variações desse patrimônio, para a tomada de decisões de seus administradores.
A informação contábil passou a ser de interesse de grupos cada vez mais amplos de indivíduos, que incluem não somente acionistas, mas também fornecedores, financiadores, banqueiros, poderes públicos (arrecadadores de impostos) e até empregados que participam do lucro ou dos resultados das empresas. A Contabilidade reúne fatos registrados, também segundo procedimento próprio, em demonstrações expositivas, que recebem a designação genérica de demonstrações contábeis, e denominações especificas de inventários, balanços patrimoniais, demonstrações de resultados, de lucros acumulados, de origens e aplicações de recursos, de variações do patrimônio liquido, e outras.
A contabilidade também é utilizada por uma técnica especializada em confirmar a exatidão dos registros e das demonstrações contábeis – a Auditoria – que constitui atualmente uma das mais importantes especializações do profissional da Contabilidade.
Com algumas das demonstrações contábeis são sintéticas, oferecendo informações globais , que não propiciam esclarecimentos quanto a composição analítica do patrimônio e de suas variações, elas nem sempre atingem os fins informativos e esclarecedores a que se destina. Daí a utilização, pela Contabilidade de outra técnica especializada, chamada genericamente de Análise de Balanços, utilizando métodos e processos específicos em