Conc lio Vaticano II
O Concílio Vaticano II foi um concílio que teve lugar na cidade do Vaticano entre 1962 e 1965, sendo geralmente considerado como o acontecimento religioso mais importante do séc. XX., constituindo uma verdadeira revolução na história das religiões.
Do Concílio Vaticano II saíram várias orientações, nomeadamente sobre: a liberdade religiosa, as Igrejas Orientais, o ecumenismo, a atividade missionária, o apostolado dos leigos e as religiões não cristãs.
O que é um concílio?
O Concílio é a assembleia de todos os Bispos do mundo ou de uma representação dos Bispos do mundo inteiro que, em comunhão com o Bispo de Roma e Sucessor de Pedro, procura esclarecer questões de fé, de moral ou da vida prática da Igreja. Os concílios são momentos fortes e importantíssimos para a vida de toda a comunidade dos discípulos de Cristo.
Qual foi o primeiro concílio?
Em certo sentido, um primeiro encontro assim deu-se em Jerusalém, na época dos Apóstolos, para decidir uma grave questão: os pagãos que se convertessem ao Cristianismo precisavam ou não cumprir a Lei de Moisés e o Antigo Testamento. A resposta foi: “Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós dispensar os cristãos de cumprirem os preceitos do Antigo Testamento” (cf. At 15,1-35).
Quantos concílios já ocorreram na história da Igreja?
Ao longo da história da Igreja ocorreram ao todo vinte e um concílios ecuménicos.
- O que significa concílio ecumênico?
“Ecuménico” aqui não significa que seja uma reunião com outras religiões. Ecuménico significa apenas que o concílio vale para toda a Igreja; isso para distinguir dos concílios regionais ou nacionais, com Bispos só de uma região ou de um país. Os concílios ecuménicos têm, pois, autoridade sobre toda a Igreja de Cristo, pois aí está reunido o Colégio dos Bispos juntamente com o Papa, como o Colégio dos Apóstolos juntamente com Pedro.
- Porquê, quando e quais pensamentos moveram o beato João XXIII a convocar o Concílio Vaticano II?
O Papa convocou o Concílio