Trabalho De Lingu Sitica
1134 palavras
5 páginas
Síntese referente ao primeiro capítulo do livro “Para entender a linguística” — Roberto MartinO texto inicia destacando o papel do linguista, como ele descreve e desenvolve seu papel. O autor explicita que quanto mais se progride na área linguística, percebe-se o quão ela é complexa. Aborda primeiro que na linguística nem sempre descrever as palavras é uma tarefa simples, às vezes, como o caso que o autor apresenta “batata da perna” a palavra não é traduzida exatamente como ela é: batata não se refere ao tubérculo, mas sim a uma parte do corpo.
Subdivide objetos linguísticos em duas espécies: objetos de língua e objetos metalinguísticos, a primeira envolve a cadeia sonora ou cadeia gráfica; a outra de refere da língua que se usa para falar da língua.
Um dos pré-requisitos obrigatórios na descrição é a ocorrência, como é no caso da filologia que é o estudo da linguagem em fontes históricas escritas, é uma combinação de estudos literários, história e linguística. A filologia e a linguística complementam-se entre si, um não vai sem o outro.
Agora o destaque é nos materiais utilizados para descrever, no caso o autor destaca duas espécies: corpora e materiais construídos. O corpora - seria o conjunto de informações sobre um determinado assunto, o qual servirá como base para algum estudo. Um corpus tem que ser representativo e refletir uma realidade mais ou menos coerente, visa à pesquisa da linguagem de um indivíduo, envolvem construções ousadas, nome de marcas que se tornaram comuns (bombril, gilete, maizena...). A gravação dos falantes é de suma importância, mas só é realizada com sucesso quando o falante não sabe que está sendo gravado, pois quando sabe tem certo cuidado com o que diz, torna mais artificial e fora da realidade.
Os materiais construídos – Uma das propriedades mais admiráveis da linguagem é a sua potencialidade infinita. Uma gramática construída a partir de um corpus só vale para o corpus que a produziu. O linguista se preocupa em citar e