Comércio internacional - uma breve abordagem
Uma breve abordagem
APRESENTAÇÃO
O comércio internacional é um dos principais meios na qual se definem as possibilidades de desenvolvimento de um país. O estabelecimento de relações comerciais justas tornou-se igualmente uma das principais preocupações de várias organizações internacionais, entre as quais as Nações Unidas, porque as regras que pautam os relacionamentos, econômicos entre os povos serão em grande parte responsáveis pelas suas reais possibilidades de integração na comunidade global.
O debate sobre o que ocorre no âmbito do comércio internacional hoje faz parte de nosso cotidiano. Está nos noticiários dos jornais e da televisão. Adquire visibilidade nas discussões sobre os preços de produtos importantes da pauta brasileira de comércio internacional. Assim sendo, a compreensão do que se discute e a fundamentação das principais escolhas com as quais o país se depara passaram a ser também importantes para o entendimento dos posicionamentos políticos e governamentais em relação ao tema do comércio internacional. Para além dos chavões e do discurso superficial, torna-se cada vez mais relevante formar a opinião pública sobre os dilemas envolvidos nessa esfera da política nacional que cresce em importância à medida que o Brasil se descobre parte de um mundo maior e nele busca se projetar.
Há uma consciência crescente de que, para a proteção dos interesses de um país, é preciso que a sociedade se informe e participe das decisões relacionadas aos acordos internacionais de comércio em áreas que vão da formação de blocos econômicos macrorregionais, até legislações sobre patentes e propriedade intelectual. O aumento das informações sobre os custos e benefícios — políticos, econômicos e sociais — das escolhas com as quais o país se defronta contribui para decisões mais conscientes, de melhor qualidade e, principalmente, mais democráticas.
Os impactos do comércio internacional sobre o crescimento econômico, a distribuição de renda e