Comércio exterior
FACULDADE UNIPAC DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, LETRAS E SAÚDE DE UBERLÂNDIA
Rua Tiradentes, nº. 66 Centro – Uberlândia/MG – Telefax: )34) 3291-2100
CURSO DE BACHARELADO EM ADMISTRAÇÃO
6º. PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO Trabalho: Comércio Exterior
Folha de respostas:
Realizadores:
UBERLÂNDIA
2011
Respostas:
1) Explique como os subsídios interferem no comercio internacional?
Resposta: Considera-se que existe subsídio quando o produtor ou exportador se beneficia com alguma ajuda financeira ou econômica do Estado, oferecida diretamente ou por meio de uma empresa privada que lhe permita a colocação de seus produtos no mercado externo a um preço inferior. Tal subsídio deve estar dirigido à indústria ou ao setor do qual provêm esses produtos.
02) Como as empresas localizadas na zona franca de Manaus são beneficiadas pela aquisição de produtos oriundos de outros países?
Resposta: Todas as empresas localizadas na zona franca de Manaus que adquirem mercadorias oriundas de outros países destinadas ao seu consumo interno, industrialização em qualquer grau, inclusive beneficiamento, agropecuário, pesca, instalação e operação de indústrias e serviços de qualquer natureza, exportação, bem como a estocagem para reexportação, será isenta dos impostos de importação (II) e sobre produtos industrializados (IPI).
3) Quais os Impostos suspensos na comercialização de produtos entre os demais estados brasileiros, e enviados a Zona Franca de Manaus?
Resposta: A Zona Franca de Manaus é uma área de livre comércio de importação e exportação e de incentivos fiscais especiais que entre eles foram suspensos o Imposto de Importação(II) e Imposto sobre Produtos Industrializados(IPI). Esses impostos são cerca de 2,5 milhões de reais, um valor que representa aproximadamente 14,5% de toda a renúncia fiscal do País.
4) Explique proteção por meio de tarifas.
Resposta: O Acordo não proíbe a proteção a