Comércio Exterior
Questão 1:
Trader é todo e qualquer indivíduo que se engaja na transferência de ativos financeiros para alguma instituição ou para si próprio. Existem alguns tipos de traders, como:
Trader Institucional: trabalham para instituições financeiras, fundos, seguradoras ou mesmo para empresas não financeiras, mas com mesa de operações ativa.
Trader executores de ordens (Broker): na maior parte dos casos, os brokers não tomam decisões, apenas executam a ordem da forma mais eficiente.
Sales Trader: serve como um intermediário entre execução de ordens e relacionamento comercial com os clientes.
Trader Autônomo: é representada pelo indivíduo que opera com recursos próprios.
Questão 2:
A arbitragem de preços tem a ver com a situação cambial entre países. Trata-se de verificar o preço da mercadoria em algum ou alguns países a fim de identificar qual o país que se compra mais barato para revender para o país onde está mais caro, pois este seria o ambiente mais propício para se obter lucro (esta diferença de preços deve ser suficiente para cobrir os custos do processo até o local de destino da mercadoria, bem como obter o lucro esperado). Com relação a arbitragem de juros, ela faz com que as políticas monetárias garantam a “condição de paridade da taxa de juros”, para ter uma estabilidade no câmbio. A arbitragem equaliza as taxas de juros internacionais. A arbitragem salarial refere-se à tendência das empresas em optarem por colocar suas fábricas em locais onde os custos salariais são mais baixos. É um fenômeno que se expandiu com a globalização, e tende a equiparar os salários dos países, pressionando os salários em baixa no mundo desenvolvido, e pressionando os em alta no mundo emergente. Como exemplo podemos ver as indústrias da Nike e Apple em países asiáticos.
Questão 3:
A livre mobilidade de fatores e de produtos se mostra válida, pois promove uma competição maior no mercado, estimulando as empresas a se aperfeiçoarem e se aprimorarem