Filogénese e Ontogénese
Ano Letivo 2014/2015
Disciplina de Psicologia B
Prof. António Frade
Filogénese e
Ontogénese
Trabalho realizado por:
Alexandre Madeira nº2
André Oliveira nº3
João Correia nº11
João Azevedo nº12
12ºAno
Turma SE2
Índice
Introdução
Origem dos termos
Conceito e curiosidades da filogénese
Conceito e curiosidades da ontogénese
O papel da ontogénese
A teoria da personalidade
Conclusão
Bibliografia
3
4
5
7
9
10
11
12
Introdução
Com este trabalho pretendemos explicar a relação entre os conceitos de filogénese e ontogénese, na sequência do tema da Complexidade do Ser Humano e do seu Inacabamento Biológico, ou seja, da sua constante evolução ao longo do tempo. Vamos procurar esclarecer mais acerca dos processos que ocorreram ao longo da evolução, neste caso centralizando-nos mais especificamente na distinção entre o sentido filogenético e ontogenético da evolução, ou seja, entre a filogénese e a ontogénese – dois conceitos essenciais para o estudo do desenvolvimento das espécies. Origem dos termos
Filogénese
Provém dos termos gregos
Phylo e Gen tribo produzir, gerar
Ontogénese
Deriva dos termos gregos
Ontos e Gen ser Produzir , gerar
Filogénese
A filogénese é o conjunto de processos de evolução dos seres vivos desde os mais elementares aos mais complexos e as alterações que sucedem às suas características; é também o conjunto dos processos biológicos de transformação que explicam o aparecimento das espécies e a sua diferenciação.
Refere-se basicamente à origem e desenvolvimento da espécie, bem como à sua história evolutiva. Ou seja, o sentido filogenético está presente quando a palavra evolução nos remete para o progresso da espécie humana, ocorrido desde as longínquas origens da vida até à forma que os Homens assumem na atualidade.
Curiosidades acerca da Filogénese
• A filogénese também tem um papel importante nos fósseis;
• As filogenias