Comércio exterior
Órgão comercio exterior: FMI, Banco mundial, GATT e UNCTAD.
O FMI – Fundo Monetário Internacional: Voltado para manutenção da estabilidade das taxas de câmbio e assistência aos países-membros em eventuais desequilíbrios no balanço de pagamentos, através de acesso a fundos especiais, desestimulando a prática da época de se utilizar regras protecionistas e restrições ao comércio a cada desequilíbrio do balanço de pagamentos
O Banco Mundial – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird): Financiador de países em reconstrução pós-guerra e fornecedor de créditos para o financiamento de projetos de infra-estrutura, programas educacionais e ambientais, bem como a geração de emprego e renda de países em desenvolvimento.
O Gatt – Acordo geral de tarifas e comércio – que gerou a criação da atual Organização Mundial do Comércio (OMC): A terceira instituição a ser criada era a Organização Internacional do Comércio (OIC), com a missão de construir, coordenar, e supervisionar um sistema de comércio internacional (multilateralismo e liberalismo).
Unctad – United Nations Conference on Trade and Developement (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento) – 1964 – Genebra, Suíça. Fórum para discussões e decisões intergovernamentais – principal órgão da Assembléia Geral da ONU. Objetivo da Unctad: Promover a integração entre países em desenvolvimento na economia mundial, com especial atenção para as necessidades de países menos desenvolvidos e de economias em transição. Maior Preocupação da Unctad: Persuadir os países a reduzirem ou eliminarem as barreiras ao comércio internacional, criando melhores possibilidades de desenvolvimento global.
DUMPING: Ocorre com a exportação de produto a preço