Comércio eletrônico no brasil
Trabalho de Conclusão do Semestre apresentado à disciplina de Metodologia do Trabalho Científico e Acadêmico como requisito parcial à conclusão do curso de Administração da Faculdade Faculdades Borges de Mendonça.
Professor: Danilo Pereira.
FLORIANÓPOLIS-SC
2012
Comercio Eletrônico do Brasil
O comércio eletrônico surgiu com a internet. Na época da Guerra Fria os norte-americanos desenvolveram uma rede para manter as comunicações entre as bases militares, conhecidas como Arphanet. Com o fim da Guerra Fria (1989) deixou de ser segredo de guerra. Como já existia tecnologia e permitiu assim que os cientistas utilizassem nas universidades. Através de um inteligente sistema de localização de arquivos, a internet proporciona um ambiente para que cada informação tenha um endereço personalizado, que pode ser acessado por qualquer usuário.
O conceito de internet é “um conjunto de computadores interligados em várias redes que se comunicam em protocolos unificados, de forma que as pessoas que estão conectadas usufruam de serviços de informação e comércio de alcance mundial”. A internet teve início, no Brasil, em 1991, com o advento da RNP (Rede Nacional de Pesquisa), que era sistema acadêmico ligado ao MCT (Ministério de Ciências e Tecnologia).
Formatos de Comércio Eletrônico Existem vários tipos de Comércio Eletrônico. Os mais comuns são: B2B – BUSSINES-TO-BUSSINES: É a negociação eletrônica, prestando serviços e informações, compras e até mesmo troca de dados menos importante, entre empresas. É a que mais movimenta importâncias monetárias. Em 2005, segundo a Revista InfoEXAME, foi movimentado 67 bilhões de dólares no mercado eletrônico brasileiro. Somente a Petrobrás foi responsável por 45 bilhões de dólares em B2B. B2C – BUSSINES-TO-CONSUMERS: Negociação Eletrônica entre empresas e consumidores. Apresenta a virtualização de compra e venda. Exemplos: www.submarinoviagens.com.br, www.americanas.com.br,