comunidade perifitica e eutrofização
Resumo: Comunidade Perifitica e Eutrofização
Paranaguá, 27 de junho de 2013
Tema: Comunidade Perifitica e Eutrofização
Comunidade Perifitica:
Definida na 1° workshop internacional sobre comunidades aderidas aos substratos em ecossistemas aquáticos: “complexa comunidade de organismos e detritos que vivem aderidos ou associados a um substrato qualquer, vivo ou morto”. A classificação é feita pelo substrato, e assim se divide em: Epixílon, Epipélon, Epifíton, Epilíton, Epizoon.
Autótrofos: Formas de vida da comunidade: filamentosas, unicelulares, coloniais e agregadas;Estruturas de fixação:moveis, associadas, emaranhadas, heterotricosas e prostradas.
Heterótrofos: Protozoários; fungo; bactérias; e pequenos animais (rotiferos, cladóceros, cocépodos e etc) Importância positiva: Produção primária, Fonte de matéria orgânica autóctone, Ciclagem de nutrientes, Fonte de alimento, Habitat e refúgio,Bioindicador da qualidade da água em seu estado trófico. Importância negativa: Problemas ecológicos, Estrago de equipamentos, Impactos em atividades.
A comunidade depende das condições hidrológicas, do estado trófico, da turbulência, velocidade da corrente, sazonalidade, intensidade e qualidade da luz, natureza e qualidade do substrato – como composição química e rugosidade – herbivoria e competição intra e interespecífica. (FERNANDES, 2005; RODRIGUES et alii, 2005).
Eutrofização:
Eutrófico é um termo que se contrapõe ao Oligotrófico, pois enquanto o primeiro faz referencia a maior concentração de nutrientes o outro se refere a pouca concentração de nutrientes; Otermo introduzido por piscicultores alemães. As fontes de eutrofização podem ser artificiais (ação antropica tais como: atividade agropastoril, aqüicultura, descarte de esgoto, ocorrência de descartes de fertilizantes inorgânicos fósforo e nitrato, industria alimentícia e etc ) ou natural.
Conseqüências da