Comunicação
A principal funcionalidade de uma comunicação bem feita dentro de uma organização é a oficialização de informações, alinhamento e construção de cultura. Portanto, uma comunicação eficaz, com adequado direcionamento de canais, públicos, ferramentas e periodicidade, pode fazer com que a empresa tenha clareza no direcionamento, valores, expectativas e resultados.
Desenvolvimento
Atualmente em nossa empresa contamos com 2 mil colaboradores, sendo 1600 de efetivo operacional, e 400 na área administrativa contamos também com 500 prestadores de serviços terceirizados. Atitudes como transparência, respeito e velocidade privilegiam a eficiência e eficácia da comunicação dentro de uma empresa. Do ponto de vista institucional, é necessário ter claro o que é preciso comunicar, para quem e com qual frequência. Depois disso, é preciso saber quais as ferramentas para chegar de forma mais adequada a cada público. É no fortalecimento da informação acurada, passada pela liderança, que se diminui a força e influência da informação extra oficial. Também é interessante comunicar rapidamente se algo importante ocorreu e não esperar a próxima reunião. Por exemplo, o presidente anunciou ao corpo gerencial que está deixando a empresa. Ao voltar da reunião, comunique sua equipe. É melhor que eles saibam por você.
DESAFIOS
Muitos problemas podem surgir de uma comunicação interna ineficiente, como por exemplo, pessoas que não sabem exatamente para onde a empresa está indo, o que espera de seus funcionários. Quando a comunicação interna não é eficiente, gera-se espaço para fofocas, não se cria uma identidade organizacional, espaços de escuta que ocorrem nas reuniões face a face com os colaboradores são inviabilizados e a empresa perde em termos de cultura, clima, transparência e principalmente resultados.
CRIANDO FERRAMENTAS
Sugiro uma intranet forte para a empresa, com todas as informações de missão, visão, valores, competências e