Comunicação
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Estudo sobre Comunicação
Montes Claros/MG novembro/2012
UNIMONTES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
C.C.S.A. - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Estudo sobre Comunicação
Acadêmica:
Arteniza Alves Silva
Montes Claros, 24 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO
As pesquisas mostram que as falhas de comunicação são as fontes mais frequentemente citadas de conflitos interpessoais. Como as pessoas passam cerca de 70 por cento de suas horas de vigília se comunicando – escrevendo, lendo, falando, escutando –, parece razoável afirmar que uma das principais forças que podem impedir o bom desempenho de um grupo é a falta de uma comunicação eficaz.
Nenhum grupo pode existir sem comunicação, ou seja, sem a transferência de significados entre seus membros. Apenas através da transferência de significados de uma pessoa para outra é que as informações e as ideias podem ser transmitidas.
A comunicação, contudo, é mais do que simplesmente transmitir um significado. Ela precisa ser compreendida. Em um grupo em que um indivíduo fala apenas alemão e os demais não sabem o idioma, ele não conseguirá ser bem-compreendido. Portanto, a comunicação precisa incluir a transferência e a compreensão do significado.
Historia da Comunicação
É preciso considerar para os estudos da comunicação a evolução dos períodos da comunicação, como por exemplo: comunicação corporal, comunicação oral, comunicação escrita, comunicação digital. Vários aspectos da comunicação têm sido objetos de estudos. Na Grécia Antiga, O estudo da Retórica, a arte de discursar e persuadir, eram um assunto vital para estudantes. No início do século XX, vários especialistas começaram a estudar a comunicação como uma parte específica de suas disciplinas acadêmicas.
A Comunicação começou a emergir como um campo acadêmico