Comunicação
De acordo com Corraze (1982) “Para o ser humano as comunicações não-verbais se processam através de três suportes. O primeiro, o corpo, nas suas qualidades físicas, fisiológicas e nos seus movimentos. O segundo, no homem, ou seja, objetos associados ao corpo como os adornos, as roupas, ou mesmo as mutilações ¾ marcas ou cicatrizes de tatuagens, de rituais ou não; neste suporte ainda podem ser relacionados os produtos da habilidade humana que podem servir à comunicação. Finalmente, o terceiro suporte se refere a dispersão dos indivíduos no espaço, este espaço engloba desde o espaço físico que cerca o corpo até o espaço que a ele se relacione, o espaço territorial.”
No primeiro destes três suportes aplicado aos funcionários de uma empresa influencia em toda a carreira de tais profissionais. Onde no decorrer de suas jornadas de trabalho eles estarão expostos a diversos problemas e intrigas que possivelmente serão discutidas frente a frente com seus superiores, influenciando no futuro do colaborador na empresa após uma detalhada analise dos seus movimentos (Comunicação não verbal), e em prol do melhor para a empresa, será determinado se ele devera ser mantido ou demitido.
Más o principal ponto que a comunicação não verbal influencia é nas entrevistas, onde os três suportes são avaliados pelo entrevistador. E com base nestes dados ele avaliara se o candidato esta ou não apto para determinada vaga na empresa.
Concluindo, a comunicação não verbal influencia em quais profissionais serão contratados pela empresa, na permanência ou saída de alguns funcionários e na promoção de outros.
Referencias:
Arquivo PDF: Comunicação não-verbal: relevância na atuação profissional – USP (Pag. 160) por: MESQUITA Rosa Maria MESQUITA
Disponível em:
http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/v11%20n2%20artigo7.pdf