comunicação
2- Sistema Distribuído é baseado na Troca de Mensagens de baixo nível como a oferecida pela rede.
Exemplo:
Quando um Processo-A quer se comunicar com um Processo-B, Processo-A constrói uma mensagem.
Em seguida, o Processo-A executa uma chamada de sistema que faz com que o sistema operacional pegue essa mensagem e envie pela rede para o Processo-B;
3- Porem para isso acontecer A e B tem de concordar com o significado dos bits enviados (falar a mesma língua).
Para evitar esse tipo de problema a ISO (International Standard Organization) desenvolveu um padrão: O modelo OSI, que rege o formato, conteúdo e significado das mensagens recebidas, essas regras são denominadas Protocolos.
4- Protocolos orientados a conexão - antes de trocar dados, o remetente c o receptor primeiramente estabelecem uma conexão c negociam o protocolo a ser usado. Após concluírem a conexão é liberada. Ex.: Telefone. Protocolo sem conexão – não é preciso estabelecer nada antecipadamente, o remetente apenas transmite a primeira mensagem quando estiver pronta. Ex.: Correio.
5- Comunicação é dividida em sete níveis ou camadas, onde cada camada trata de um aspecto específico da comunicação. Desse modo o problema pode ser dividido e tratado individualmente.
6-
7- Protocolos de nível mais baixo – São os protocolos das camadas física, enlace e rede, que juntos implementam as funções básicas de uma rede.
Física – Responsável por transmitir os bits, padronizando as interfaces elétricas, mecânica e de sinalização.
Enlace – Detectar e corrigir falhas da transmissão.
Rede - Prover o caminho mais eficiente para um pacote, através da aplicação de algoritmos de roteamento.
8- Protocolo de transporte - responsável pela transferência eficiente, confiável e econômica dos dados entre a máquina de origem e a máquina de destino, independentemente do tipo, topologia ou configuração das redes físicas