Comunicação
Por
Samuel Eduardo Pires
Departamento de Engenharia Informática
Universidade de Coimbra
3030 Coimbra, Portugal spires@student.dei.uc.pt Resumo – . Neste artigo apresentam-se de forma concisa e sintética os cuidados a ter com comunicação não-verbal. Para tal, descrevem-se os pontos essenciais a ter em conta no uso desta forma de linguagem.
A comunicação não-verbal é a forma não discursiva que pode ser transmitida através de três suportes: o corpo, os objectos associados ao corpo e os produtos da habilidade humana.
Investigações científicas têm evidenciado que a importância das palavras, numa interacção entre pessoas é apenas indirecta. Resultados de diversos estudos demonstram que as relações interpessoais são mais influenciadas por canais de comunicação não-verbais do que verbais. Isto indica que a comunicação não-verbal assume um papel muito importante na comunicação humana.
Este artigo pode ser muito útil para todos aqueles que pretendem comunicar bem, utilizando esta importante linguagem, em que por vezes se dá pouca importância.
Palavras-chave - Comunicação não verbal, Linguagem Corporal, Comunicação Corporal.
1. Introdução
Qualquer profissional actualmente têm que estar preparado para esta realidade, comunicar de forma positiva com outros pessoas.
A maior parte da comunicação humana é feita com o uso de gestos, postura, posições e distâncias (comunicação não-verbal ou linguagem corporal). Um estudo feito por Albert Mehrabian sobre o impacto da mensagem mostra 55% do impacto da mensagem é contribuído pela comunicação não – verbal, 38% com os tons de voz e apenas 7% pelas palavras.
É nesta realidade que se pretende cativar o profissional para uma nova ferramenta de comunicação - a comunicação não verbal.
A comunicação verbal é feita conscientemente mas o processo da comunicação não verbal é menos transparente. A comunicação não verbal é usada, em parte, de forma inconsciente, embora possamos usá-la também de