Comunicação
Rádio, televisão, internet. Os meios de comunicação, na atual conjuntura, evoluem tão rapidamente quanto a velocidade das informações, atingindo um grande número de pessoas, daí surgindo a expressão “meios de comunicação de massa”.
Estes meios de comunicação exercem uma grande influência sobre a mentalidade da população, podendo ser desde questões financeiras até emocionais. E como há uma fugacidade de informações, a dificuldade de memorização das mensagens cresce a cada dia.
Por isso é importante estudá-la.
Veremos a seguir a evolução dos meios de comunicação e suas novas vertentes, a exemplo dos “blogs”, denominados como diários virtuais.
Definição
Segundo o Aurélio, “comunicação” define-se como o “ato ou efeito de transmitir mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados”, a exemplo de um a linguagem verbal ou não-verbal.
A televisão é um dos mais amplos processos convencionados, denominando-se assim de meio de comunicação de massa, pois pode transmitir ao mesmo tempo, uma linguagem verbal e uma não-verbal, utilizando os recursos de som e imagem como forma de entreter o telespectador.
O conjunto destes telespectadores pode ser chamado de “massa”, que significa o aglomerado de um grande número de pessoas, formando um grupo com pouca ou nenhuma coesão. Uma maneira de atingir esta massa são os meios de comunicação, pois dizem respeito à comunicação em larga escala, em termos de distância, pessoas e produtos envolvidos. Porém, os integrantes desta massa podem sofrer os mesmos estímulos sem necessidade de contato pessoal, pois os modernos veículos de comunicação massiva (a exemplo do jornal e da revista) oferecem condições excepcionais para proporcionar a grandes coletividades o comum excitante.
Já a memorização, que se denomina como alguma informação a ser guardada, lembrada; é um fenômeno de cada vez mais difícil aplicação por conta da imensa quantidade de mensagens que chegam até o receptor. Isso ocorre