Comunicação
Pouca atenção ainda tem sido dada às práticas de comunicação interna nas organizações que podem contribuir para a promoção da qualidade.
O artigo trabalhado pelo grupo busca a compreensão de como a comunicação interna pode ser utilizada como instrumento de promoção de qualidade. A pesquisa realizou um estudo de caso e teve a contribuição de uma empresa global de comunicação.
Os resultados alcançados permitiram a identificação e a proposição de um conjunto de fatores a serem considerados pelas organizações como determinantes para a efetiva utilização da comunicação interna como um instrumento de promoção de qualidade: segmentação do público interno; coerência de linguagem; utilização estratégica de recursos visuais; comunicação de resultados; desenvolvimento de uma cultura da qualidade e compreensão da comunicação interna.
No atual mundo competitivo cresce progressivamente o número de organizações de diferentes setores que vêm adotando os principais sistemas e modelos de gestão de qualidade. Portanto, adoção desses sistemas e modelos depende, entre outros fatores do comprometimento dos funcionários.
Segundo os autores Palmer e Wilson (1995), o comprometimento para o sucesso da gestão pela qualidade total deve ser inicialmente promovido na alta liderança para depois ser repassado em todos os outros níveis de uma organização.
O comprometimento deve direcionar outros quatros elementos importantes para a implementação da qualidade total: desenvolvimento de equipes, treinamento, sistemas e comunicação. Um elemento-chave para promover o comprometimento com a qualidade é a comunicação.
Para que os funcionários se tornarem comprometidos com a entrega de produtos e serviços de qualidade, os membros de uma organização precisam receber informações, que lhes permitem entender e aceitar seus papéis individuais e coletivos, exigindo, portanto,