Comunicação
O cabo coaxial foi inventado pelo engenheiro e matemático Inglês Oliver Heaviside, que patenteou o projeto em 1880.
O cabo coaxial é utilizado como uma linha de transmissão de sinais de radiofreqüência. Suas aplicações incluem a conexão entre transmissores e receptores de rádio com suas antenas, rede de computadores (Internet), conexões e distribuição de sinais de televisão por cabo entre outras aplicações.
Uma vantagem do cabo coaxial sobre outros tipos de linha de transmissão de rádio, é que em um cabo coaxial a propagação do campo eletromagnético, como um sinal, só acontece no espaço entre os condutores interno e externo. Isso permite que os cabos coaxiais possam ser instalados próximos a objetos metálicos, tais como calhas, sem perdas de energia que ocorrem em outros tipos de linhas de transmissão.
O cabo coaxial também fornece proteção do sinal de interferência eletromagnética externa.
O Cabo coaxial difere de outros cabos blindados usados para o transporte de sinais de baixa frequência, como sinais de áudio. No cabo coaxial, as dimensões dos condutores são controladas para dar um precisão maior. O espaçamento entre condutores deve ser constante, o que é necessário para se manter uma impedância também constante. Assim a transmissão funcione de forma eficiente, como uma transmissão de