Comunicação
Embora a comunicação constitua uma das capacidades humanas mais fundamentais e seu desenvolvimento nos indivíduos se dê de forma que pode ser considerada natural, a verdade é que a grande maioria das pessoas não sabe comunicar-se.
Comunicar é diferente de informar. Informar é um ato unilateral, que envolve a pessoa que tem algo a informar. Já comunicar implica tornar algo comum, fazer-se entender, provocar reações no interlocutor. O comunicador precisa estar capacitado não apenas para falar, mas também para ouvir. A. -------------------------------------------------
TIPOS DE COMUNICAÇÕES * Comunicações Orais:
São as ordens, pedidos, colóquios, “bate-papos”, comunicações telefônicas, pelo rádio, debates, discussões, etc. * Comunicações Escritas:
São as cartas, jornais impressos, revistas, cartazes, etc. * Comunicações Não Verbais:
São as comunicações estabelecidas: por mímicas: gestos das mãos, do corpo, da face (caretas); pelo olhar: podemos saber o que uma pessoa quer de nós muitas vezes pelo olhar; pela postura do corpo: o nosso corpo fala muitas vezes o que realmente gostaríamos de dizer verbalmente.
B. FINALIDADES DA COMUNICAÇÃO * Receber e transmitir mensagens * Reter informações * Reconstruir acontecimentos passados * Antecipar os futuros * Influenciar e dirigir outras pessoas e acontecimentos externos.
C. ELEMENTOS BÁSICOS NA COMUNICAÇÃO
São os elementos necessários para que ocorra uma comunicação efetiva. * EMISSOR: aquele que tem uma idéia ou sentimento a comunicar. * MENSAGEM: é a expressão formal da idéia que o emissor deseja comunicar. * CANAL: veículo/meio pelo qual é conduzida a mensagem. * RECEPTOR: aquele que recebe, que capta a mensagem. * REALIMENTAÇÃO: informação do receptor ao emissor indicando a recepção da mensagem.
D. RUÍDOS NA COMUNICAÇÃO
Nem sempre a compreensão do receptor coincide com o significado