Comunicação
Este documento apresentará um pouco sobre comunicação, mostrando os meios de comunicação existentes, mostrando a importância da comunicação na vida do ser humano, mostrando as falhas existentes no meio das comunicações e as conseqüências que essas falhas podem gerar principalmente em um ambiente organizacional. Palavras chave: Comunicação. Comunicação Organizacional. Falhas de comunicação.
1. Introdução
As comunicações são o centro gravitacional de todas as atividades humanas. Literalmente nada acontece sem que haja prévia comunicação. Um grande número de problemas pode ser ligado à falta de comunicação e saber qual é o problema já é ter meia solução. Comunicar bem não é só transmitir ou só receber bem. Comunicação é troca de entendimento, e ninguém consegue entender ninguém sem considerar além das palavras, as emoções e a situação em que fazemos a tentativa de tornar comuns conhecimentos, idéias, instruções ou qualquer outra mensagem, seja ela verbal, escrita ou corporal.
2. História da Comunicação
A origem da linguagem é, pois, um dos mistérios que cercam o homem. Na realidade, a linguagem oral e a gestual são o primeiro meio de simbolização do homem. Palavras e em parte gestos das línguas de sinais são, pois, símbolos convencionais, que não têm relação direta com as coisas ou idéias que representam. Sendo assim, todos os seres humanos, à parte os casos patológicos extremos ou os casos trágicos das crianças “selvagens”, isto é, crianças perdidas ou abandonadas ou vítimas de outras formas de abuso, que cresceram sem contato com outros seres humanos, adquirem competência em qualquer língua falada ou sinalizada (no caso, das línguas de sinais) a que estejam expostos desde a infância precoce. A dificuldade básica de estudar a origem da comunicação advém da impossibilidade de se obter evidências concretas, pois como fenômeno cultural a linguagem não pode ser estudada diretamente. Ou seja, línguas faladas não deixam evidências