Campanhas abolicionistas no recife entre 1884 a 1888
ENTRE 1884 - 1888
Projeto de pesquisa apresentado a Professora Ms. Juliana Rodrigues como requisito parcial para a elaboração da monografia de conclusão do curso de graduação em Licenciatura em História tendo como orientador do conteúdo o Professor Ms. Ezequiel Canário.
ABRIL/2012
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Objetivos
3. Justificativa
4. Metodologia
5. Cronograma
6. Referencias Bibliográficas
INTRODUÇÃO
Os movimentos abolicionistas aconteceram em todo o Brasil, com mais intensidade em algumas regiões brasileiras. No nordeste brasileiro o Ceará foi pioneiro neste processo de abolição os acontecimentos no Ceará acompanharam mudanças na legislação a respeito da escravidão como em outros cantos do Império. O Recife foi uma das cidades que participou do movimento de abolição da escravatura nas pessoas de Joaquim Nabuco e outros abolicionistas como os participantes do Clube do Cupim.
A partir de 1880, multiplicaram-se no Brasil as sociedades contra a escravidão, que tinham como objetivo básico angariar fundos para comprar cartas de alforria de escravos. Em Pernambuco existiram mais de trinta dessas sociedades, que foram a gênese do Clube do Cupim, pois muitos dos seus sócios fundadores já participavam ativamente de algumas delas. (GASPAR, 2007)
Essas sociedades foram responsáveis por alimentar as ideias revolucionarias que mais tarde tornariam-se a base para elaboração da Leis brasileiras. A escravidão era um verdadeiro obstáculo ao desenvolvimento do Império intelectuais como Joaquim Nabuco e José do Patrocínio acreditavam que a liberdade dos escravos devia ser concretizada para que o Brasil pudesse desenvolver-se como os países europeus. Essas sociedades foram responsáveis por alimentar as ideias revolucionarias que mais tarde tornariam-se a base para elaboração da