comunicação e expressão
Texto: Pão e Circo (Apostila pg.17-18)
1. As frases abaixo foram extraídas do texto. Reescreva-as, sem alterar o significado básico. Inicie as novas frases da forma indicada e siga as instruções, quando houver.
1.1. Proclamam os seus defensores que a pena de morte aplicada a um criminoso serviria de exemplo para que outros não cometessem o mesmo erro.
-use um sinônimo para “proclamam” e “cometessem”
-use a conjunção “a fim de que”
Seus defensores .......................
1.2. Em tempos como este, em que crises abalam todos os setores do país, é comum buscar soluções imediatistas para problemas complexos, ou mesmo transferir as responsabilidades para um grupo ou classe.
-use um sinônimo para “abalam” e “buscar”
É comum ...............
1.3. Num país em que o judiciário não é efi ciente o bastante para fazer cumprir a lei como convém, em que o sistema penitenciário não cumpre com sua função de reformar os indivíduos considerados perigosos e inaptos para a convivência social e em que a corrupção e a incompetência permeiam quase todos os serviços públicos, seria difícil encontrar pessoas isentas para condenar um réu à morte.
-use um sinônimo para “convém” , “inaptos” , “permeiam” e “isentas”
Seria difícil encontrar
2. A autora afirma que a pena de morte não é solução para a criminalidade. Ao defender seu ponto de vista, ela rebate argumentos daqueles que são a favor desse tipo de punição.
(A) O que o texto apresenta como argumento àqueles que afirmam que a pena de morte aplicada a um criminoso serviria de exemplo para que outros não cometessem o mesmo erro?
(B) Que argumento o texto apresenta àqueles que sustentam que a eliminação do criminoso pouparia os gastos que o governo teria para sustentá-lo?
3. De acordo com o texto, o que faz com que a sociedade busque soluções imediatistas, como a pena de morte, para problemas complexos ?
4-Se a pena de morte não é a solução para a criminalidade, como pode ela