Comunicação e expressão
Arqueologia e educação – programa Arqueologia e comunidades para crianças e adolescentes no Vale do Jequitinhonha, Brasil.
O artigo tem como tema principal a Educação Patrimonial e Arqueologia, sendo trabalhada em sala de aula com jovens e criança de educação básica, sendo atividades pratica e lúcidas.
O Programa Arqueologia e Comunidades têm o objetivo suscitar o sentimento de pertencimento ao mesmo tempo em que possa estimular o conhecimento e valorização dos testemunhos arqueológicos, principalmente aqueles relacionados à história indígena brasileira.
Ensinar o respeito ao passado, mais do que sua simples valorização é considerar e contribuir para a formação de uma sociedade mais sensível e apta a construir um futuro menos predatório e descartável. É construir uma sociedade que respeite seus velhos como portadores de saberes e tradições que precisam e devem ser reinventados ou transmitidos para gerações futuras.
As atividades do Programa de Educação apresentadas no artigo são desenvolvidas na chamada Casa da Chica Silva (importante personagem na história colonial brasileira). O quintal desta residência esta em processo de escavação arqueológica desde 2011. Este programa tem como principal meta, dar significado social e cultural para as atividades em Arqueologia desenvolvidas pelo Laep-Nugeo-UFVJM em todo alto Jequitinhonha, buscando inserir a comunidade nos processos de valorização e proteção do patrimônio arqueológico.
Esses objetivos se desmembraram em outros como:
1- Suscitar o sentimento de pertencimento entre as comunidades afetadas seja direta ou indiretamente pela pesquisa arqueológica.
2- Estimular o conhecimento e valorização dos testemunhos do uso da ocupação e especo.
3- Estimular o processo de valorização e cultura social.
Portanto, todos os objetivos e metas tiveram um foco principal que é de sensibilização e valorização dos bens arqueológicos brasileiros, tanto do passado como dos atuais, e também os pré-históricos.
O Brasil