Comunicação e expressão
O campo de atuação da contabilidade é muito amplo, pois pode envolver empresas, grupos de finalidades não-lucrativas ou pessoas de Direito Público. Qualquer que seja a esfera de atuação, o profissional de contabilidade deverá estar atento às habilidades técnicas exigidas no efetivo exercício da profissão. No seu dia-a-dia, o contador irá se deparar com inúmeras demandas oriundas de diversas fontes: governo, no tocante à legislação tributária, instituições financeiras, quando a empresa necessitar recorrer à fonte externa de financiamento ou empréstimo; aos sócios, acionistas e proprietários de quotas societárias, além dos administradores, diretores e executivos incumbidos de tocar a administração das empresas. Todo este público com o qual o contador tem contato irá exigir dele, basicamente, informações, que poderão ser apresentadas em forma de relatórios, demonstrações financeiras, pareceres, declarações de imposto de renda e assemelhadas.
2-ÁREAS DE ATUAÇÃO DO CONTADOR
A Contabilidade é, sem dúvida, uma das áreas que oferecem mais oportunidades para o profissional. Entretanto, no Brasil, em especial na pequena empresa, a função do contador tem sido distorcida, voltando-se quase que exclusivamente para satisfazer às exigências fiscais.
O enfoque fiscal da função do contador, embora de extrema importância, representa apenas uma das facetas da profissão, cujo objetivo primordial é produzir e/ou gerenciar informações úteis aos diversos grupos de usuários da Contabilidade para a tomada de decisões.
O Contador, no atual cenário empresarial, deve ser um profissional atuante nos níveis operacionais, táticos e estratégicos das organizações, contribuindo para decisões gerenciais fundamentais, tais como comprar ou alugar uma máquina, terceirizar ou não certas operações, decidir sobre preços de produtos/serviços, contrair dívidas a longo ou curto prazos, verificar que níveis de estoque deverão ser mantidos, qual a quantidade ótima de