Comunicação e expressão unidade 3
0,2 em 0,2 pontos "U, hum. Agora ter que aguentar esse bebo belzebu. O que é que ele me dá? Bolacha na desmancha. Porradela na canela. Eu era mais feliz antes. Quando o avião estrangeiro chegava e a gente rodava no aeroporto. (...) Casar tinha futuro, mesmo sabendo de umas que quebravam a cara. O gringo era covarde, levava para ser escrava. Mas valia. "
(FREIRE, Marcelino. Vaniclécia . In: Contos Negreiros. Rio de Janeiro: Record, 2005, p.41)
Tendo em vista que o fragmento do texto de Marcelino Freire é um escritor de ficção e dá voz a personagens que representam pessoas de classes sociais mais pobres, é possível afirmar que as escolhas linguísticas do autor:
Resposta
Resposta Selecionada: d. são pertinentes, pois revelam uma forma de falar coerente com sua classe social e provavelmente seu pouco acesso à educação formal.
Resposta Correta: d. são pertinentes, pois revelam uma forma de falar coerente com sua classe social e provavelmente seu pouco acesso à educação formal.
Feedback da resposta:
Resposta Correta: São pertinentes, pois revelam uma forma de falar coerente com sua classe social e provavelmente seu pouco acesso à educação formal , pois o narrador personagem de Marcelino Freire se expressa de forma coerente com o grupo social a que pertence. Nessa escrita, há marcas de oralidade (como hum e bebo ) e expressões coloquiais como quebravam a cara .
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos Há variações no emprego da língua pelas pessoas que têm acesso à escolaridade e pelas pessoas privadas a esse acesso, criando dessa maneira, duas modalidades de língua: a modalidade culta (formal) e a modalidade coloquial (informal). Observe:
Pronominais
Oswald de Andrade
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
Assim, é correto dizer que:
Resposta
Resposta Selecionada: b.
em