Comunicação e Expressao
Nosso objetivo, neste trabalho, é sintetizar alguns conceitos de textos relevantes para auxiliar o processo de produção escrita dos ingressantes no curso superior, favorecendo-lhes, também, uma orientação de como elaborar determinadas superestruturas textuais, por meio de técnicas de escritura e leitura de textos modelares, bem como a competência para a produção de textos acadêmicos, possibilitando-lhes, ainda, uma orientação de como elaborar determinados textos técnicos.
O trabalho embasa-se em obras dos mais renomados estudiosos da Linguística, como Jakobson (2001) e Vanoye (1998); dos mais importantes estudiosos da Linguística de Texto, como Fávero (1999), Koch (1997), Guimarães (2004) e Fiorin (2003); e em trabalhos de metodologia do trabalho científico, de autores de reconhecida competência, como Severino (2001) e Lakatos e Marconi (1992).
Os conteúdos estão assim organizados: primeiramente, discutiremos a questão de língua e linguagem; depois, os elementos da comunicação e, embasados neles, as funções da linguagem. Partimos, depois, para as noções de texto, textualidade, coesão e coerência, para, em seguida, apresentar as superestruturas textuais tradicionalmente reconhecidas: descrição, narração e dissertação. Num outro capítulo, depois de uma revisão de texto e textualidade, apresentamos a noção de intertextualidade, compreendendo a paródia, paráfrase, estilização e apropriação, para, então, fazer a discussão de fichamento, resumo e resenha. Na sequência, apresentamos a redação comercial e finalizamos a apostila com orientações de como escrever e-mails.
A seleção desses conteúdos deve-se à sua relevância como ponto de partida para os demais textos, embora urge salientarmos que, numa obra simples como a nossa, não temos a pretensão de traçar todas as diretrizes possíveis para o bom desenvolvimento de sua competência escrita. Pelo contrário, apresentamos aqui apenas um roteiro, um caminho inicial que deverá ser percorrido pelo(a)