Resumo da Energia Cinética
Então: Ec= M*(V*V)/2 - massa vezes velocidade ao quadrado sobre 2
Um das coisas importantes a se lembrar desta expressão é que a energia cinética aumenta com o quadrado da velocidade. Isto significa que um carro a 160 km/h causará 4 vezes mais estrago que um andando a 80 km/h, ou 16 vezes mais que um a 40 km/h.
A energia potencial gravitacional de um objeto é a energia que este tem em relação ao solo.
Energia mecânica é a energia que pode ser transferida por meio de forças.
Conservação de Energia Mecânica
A primeira idéia de que havia conservação de uma determinada grandeza chamada energia veio com a conservação de energia mecânica.
Ela diz que: Num sistema sob ação exclusiva de forças conservativas, uma grandeza denominada energia mecânica se conserva ao longo do tempo.
Essa grandeza é definida como a soma das energias potencial e cinética do sistema.
Essa lei é de grande valia quando se pode desconsiderar o efeito de forças não-conservativas, como o atrito, sobre o sistema. Mas ela recebeu importância apenas secundária, uma vez que perdia sua validade em um grande número de casos.
A energia mecânica total de um sistema é a soma da energia potencial com a energia cinética. Se o sistema for conservativo, ou seja, apenas forças conservativas atuam nele, a energia mecânica total conserva-se e é uma constante de movimento. A energia mecânica "E" que um corpo possui é a soma da sua energia cinética "K" mais energia potencial "U". Antes de continuarmos temos que discutir um pouco sobre o que são forças conservativas.
Princípio da conservação de energia é o princípio físico de que qualquer processo, a energia nunca é criada ou destruída, apenas