Comunicação-sociedade em rede
Título: Culturas de resistência.
Gênero: Documentário.
Duração: 01:12:24 min.
Conteúdo: cinco continentes e 35 cidades.
Produção: Caipirinha productions.
Direção: Iara Lee
Cultura de resistência é um documentário que traz a realidade exposta de forma nua e crua de diversos países diante dos problemas acarretados pelo sistema extrativista-capitalista-exploratório atuais, os princípios usados pelo sistemas de administração em rede, onde, nem sempre um produto é totalmente produzido em um ambiente geográfico único, englobando desta forma a exploração de países menos desenvolvidos. Estes povos, encontram na cultura, uma forma de se encontrar sua identidade, expondo suas resistência a todas estas agressões financeiras, morais e sociais.
Segundo Castells (2000, p. 39)¹ Mas a tendência social e política características da década de 90 é a construção da ação social e das políticas em torno de identidades primárias—ou atribuídas, enraizadas na história e geografia, ou recém-construídas, em busca ansiosa por significado e espiritualidade. {...] Por identidade, entendo o processo pelo qual um ator social se reconhece e constrói significado principalmente com base em determinado atributo cultural ou conjunto de atributos, a ponto de excluir uma referência mais ampla a outras estruturas sociais.
Esta busca pela identidade social é facilmente identificada no documentário, o exemplo relatado no país do Congo, onde se vê o efeito da exploração dos seus recursos minerais como subsídios de produção de produtos tecnológicos pelas maiores multinacionais do mundo e, por outro lado, a violência da região extremamente pobre e carente, sem identidade. Diante de um abismo de opressão e exploração, pouca coisa restando-lhes, e, o mais importante, os movimentos culturais, este na difícil tarefa de trazer ao povo sua identidade, um centro seguro, dentro de todo um quadro de exclusão e uma resistência a