Comunicação social
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
PROF: GUIDO NASARENO
ATIVIDADES
Luícia Ferreira da Silva
TERESINA-PI
NOVEMBRO/2011
Questões gerais
1. Faça um fichamento por tópicos sobre o conceito de inteligência: definição, tipos de inteligência, distinções entre outras formas de conhecimento.
* A inteligência é a função psicológica responsável pela capacidade que temos de compreender o significado das coisas, de entender, pensar e interpretar. Conceituar a inteligência é fazê-la objeto e instrumento simultaneamente, é ter consciência do instrumento mental que nos permite conhecer o mundo e que está integrado à própria consciência.
* O texto cita dois tipos de inteligência: Inteligência Concreta ( um exemplo é a inteligência animal) e Abstrata ( um exemplo é a inteligência humana). Além dessas há outras classificações para a inteligência que podemos observar em outras pesquisas que são: lógico-matemática, linguística, espacial, musical, cinemática, intrapessoal, interpessoal, naturalista e a inteligência existencial.
* Há vários tipos de conhecimento. De acordo com o meio em que vive a própria pessoa ou animal desenvolve o instinto. No meio pessoal, há o senso comum, conhecimento religioso, filosófico e empírico. O senso comum é o tipo de conhecimento humano que descreve crenças e proposições que uma pessoa acha correta. O conhecimento religioso implica na crença de verdades obtidas de forma divina ou sobrenatural, e desta forma são geralmente infalíveis e cujas evidências não podem ser comprovadas, sendo geralmente relegadas à fé ou crença pessoal. O conhecimento filosófico é aquele que é obtido pelo ato de filosofar, isto é, através de uma análise mental em busca de respostas para certas interrogações. Conhecimento empírico é uma forma de