COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA NA PÓS-MODERNIDADE - Reconstrução da marca Havaianas
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA
NA PÓS-MODERNIDADE
Reconstrução da marca Havaianas
Professora Jane Marques
Abril de 2013
1. TEORIA
1.1. PÓS-MODERNISMO
O Pós-Modernismo representa um conjunto de fenômenos de transformação nas sociedades pós-industriais, e têm seu ápice no século XXI.
Relevante a esse estudo, destaca-se o maior progresso material já visto, o consumismo e a questão da ascensão dos Meios de Comunicação.
A ideia de destaque desse período é a valorização das aparências sob “efeitos de representação”. Ou seja, a imagem, ou representação do objeto real, tem a tendência de tornar-se mais importante do que aquilo ao qual se refere.
Chega-se assim à ideia de simulacro, de simular e principalmente, intensificar o real por meio de representações. Essa representação gera mais atratividade pro indivíduo do que sua própria realidade. Percebe-se assim, a tendência dele tomar para si, essa ‘’farsa” como sua verdade.
Transforma-se o ordinário em extraordinário, por mais que não seja completamente verdadeiro. Logo, o individuo hoje, dá mais atenção e absorve ideias que remetem a uma aparência que propõe uma “hiper-realidade espetacular”: preferir um mundo possível e utópico ao seu próprio mundo.
1.2. OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM MASSA
Os meios de comunicação de massa apresentam a capacidade de dar às mensagens esses contornos espetaculares.
É um processo de moldar a visão que o interlocutor pode ter da realidade apresentada. Assim, é fácil identificar o imaginário coletivo no discurso das mídias. Há, portanto, uma produção cultural a partir da estratégia de estrutura da mensagem, típica desse período.
Os sinais, agora, são mais valiosos que os signos: o “simbólico” substitui e representa algo para alguém.
Antes, as instituições que as pessoas passavam durante sua vida, homogeneizavam a construção dos valores individuais, e