Comunicação Organizacional
Notícia:
Fonte: VOCÊ S/A. Conversa de Corredor. São Paulo: Ed. Abril, 189 ed., pg. 22. Fev. 2014.
A comunicação organizacional é umas das principais ferramentas do Endomarketing, que consiste em estratégias de marketing desenvolvidas para o ambiente interno de uma empresa. De acordo com José Gaurink Dias, o Endomarketing pode ser entendido como um processo estruturado, alinhado ao planejamento estratégico empresarial, visando melhoria da comunicação, buscando a relação com os ganhos de produtividade nas organizações¹. Ou seja, a partir disso podemos inferir que a comunicação organizacional está diretamente relacionada a produtividade de uma organização, o que a torna imprescindível para o planejamento estratégico.
Na notícia selecionada, percebe-se a tecnologia é o meio que possibilita uma comunicação efetiva e rápida entre as partes envolvidas. De acordo com Margarida Kunsch, a comunicação dentro das organizações sofre impacto pelas profundas mudanças tecnológicas e os avanços digitais, como é o caso do Hospital Sírio-Libanês. A tecnologia permite que a companhia forneça aos seus funcionários as qualificações necessárias para que estes cheguem a cargos superiores, tornando as políticas de RH e promoções mais transparentes e, ao mesmo tempo, incentivando uma maior qualificação desses funcionários de acordo com as estratégias traçadas para a empresa.
A partir da análise da notícia, podemos concluir que as ferramentas tecnológicas constituem um mecanismo importante no processo de comunicação e adquirem cada vez mais importância no ambiente interno de uma organização. Tal mudança surge a partir da articulação entre os componentes internos de uma empresa, cuja efetividade e eficácia depende de um diagnóstico coerente com o ambiente da organização. Kunsch ressalta:
“Fazer comunicação nas organizações na era digital é muito mais complexo do que se possa imaginar.”²
¹DIAS, José Geraldo Gaurink.