Comunicação organizacional
Para que a comunicação venha a ser um processo real, é necessário que ela apresente possibilidades de (re) construção. É importante que a organização adquira novos conhecimentos e consequentemente realize novas experiências. É preciso valorizar a comunicação e trabalhar de forma profissional, não basta apenas imaginar que a produção de veículos de comunicação, somente, em uma organização possibilitara a mesma o status de empresa que pratica comunicação organizacional. A cultura organizacional necessita estar em um processo de formação continuo por meio da comunicação, contribuindo, desse modo, para o fortalecimento de sua identidade organizacional. Os profissionais precisam atuar no sentido de provocar situações. É fundamental estimular a possibilidade de situações que permitam a existência de um processo social.
Mantendo as relações
A cultura e a comunicação organizacional vêm chamando a atenção dos profissionais uma vez que elas estão se tornando um tema fundamental e inquestionável nas empresas. Isso porque atuam nas raízes de uma organização e posicionam a área de comunicação de forma estratégica. As organizações precisam ser estratégicas para criar oportunidades e mudanças e não simplesmente informar o que aconteceu na organização. Enfim, a comunicação empresarial deve produzir conhecimento, definindo caminhos que levem a organização a um processo de modernização na busca de sua percepção e conseqüente consciência comportamental.
Relações Públicas são estratégicas
O trabalho de Relações Públicas está na criação de um processo de gestão, suas atividades são fundamentais, pois são vistas como uma função de gerenciamento nas organizações. As organizações são compostas por uma rede de relações internas e tudo depende de que maneira a empresa trata essas relações junto a seus públicos. É preciso que haja relacionamento efetivo, o que exige entendimento e comprometimento