Comunicação nas Empresas.
Neste trabalho iremos apresentar uma pesquisa bibliográfica realizada através da leitura de vários livros sobre os meios de comunicação nas empresas. Apresentar a comunicação como um dos principais meios de coerção e integração organizacional. Descrever o processo de comunicação, explicar a diferença entre dados, informações e comunicação. Explanar as barreiras à comunicação e como saná-las, relatar a comunicação empresarial e seus canais.
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
A comunicação constitui um dos elementos essenciais no processo de criação, transmissão e cristalização do universo simbólico de uma organização. A dinâmica organizacional assegura que todos seus membros estejam devidamente conectados e integrados. Suas redes constituem amarrações que interligam todos os integrantes de uma organização; é fundamental para o funcionamento, coeso, integrado e consistente de qualquer organização. A comunicação organizacional constitui o processo por meio do qual a informação se movimenta e é intercambiada entre as pessoas dentro de uma organização. Algumas comunicações fluem através de estrutura formal e informal, outras descem ou sobem ao longo da hierarquia, enquanto outras ainda se movimentam na direção lateral ou horizontal. Atualmente, graças à tecnologia da informação, os fluxos de comunicação estão se intensificando em todos os sentidos.
Os canais de comunicação formal são aqueles que fluem dentro da cadeia de comando. Existem três tipos de canais formais: as comunicações descendentes, ascendentes e as horizontais.
1. Comunicações descendentes: referem-se às mensagens e informações enviadas do topo aos subordinados, isto é, de cima para baixo em uma direção descendente. É o tipo de comunicação vertical feita para criar empatia e busca de soluções de problemas nas organizações.
2. Comunicações ascendentes: referem-se às mensagens que fluem dos níveis mais baixos para os níveis mais