Comunicação Integrada
Comunicação Integrada
Resumidamente, Comunicação Integrada é o trabalho conjunto entre jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda e também comunicação interna. O termo comunicação integrada propõe um entendimento conceitual da Comunicação nas organizações complexas. Esta denominação não diz respeito aos aspectos instrumentais da comunicação, mas a um conceito.
A comunicação integrada e os novos paradigmas
Comunicação Integrada é um saber estratégico e um poder criador para o dizer pragmático das organizações, no uso competente das linguagens de comunicação em cenários competitivos do mundo globalizado. Constitui igualmente a expressão de um poder, pois que o saber deriva do fato de que ao trabalhar com comunicação integrada pressupõe-se a existência de uma inteligência estratégica na definição e coordenação de ações de natureza tática, oportunas e eficazes. A partir daí conclui-se que a dimensão de lugar sobrepõe-se à dimensão e às circunstâncias do tempo. Sendo que lugar é a posição de poder a preservar ou conquistar por meio das já citadas ações táticas que são realizadas na dimensão do tempo – pois devem ser oportunas e bem direcionadas para que sejam eficazes.
Logo a inteligência estratégica é o saber que dá uso pragmático às linguagens da comunicação. Tornando o “dizer” das organizações, bem sucedido. Neste contexto, as organizações são sujeitos sociais que existem porque têm o que dizer, sabem dizer, querem dizer e podem dizer.
Como sujeitos discursivos, agindo e interagindo com sucesso nas relações sociais, desenvolvendo formas e modos de dar uso competente aos atos de dizer nos embates da globalização. Deste ponto de vista, o conceito de Comunicação Integrada está relacionado a um mundo globalizado.
Revolução tecnológica
A globalização mudou os paradigmas da concorrência, criando um complicado ambiente de confrontos discursos. Desta forma a importância na comunicação só vem crescendo na