Comunicaçaõ
VOLUNTARIADO
Autores:
Aline Cristina Rosa Pinto
Cássia da Conceição Euzébio
Renata da Silva Paula
Wanessa Moreira Relações Humanas no Trabalho
Fatec - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
O QUE É COMPAIXÃO?
Ter compaixão é a virtude de compartilhar o sofrimento do outro. Não significa aprovar suas razões, sejam elas boas ou más. Ter compaixão é não ter indiferença frente ao sofrimento do outro. O QUE É SER SOLIDÁRIO?
- Tudo começa quando se reconhece a dependência que existe entre as pessoas em uma sociedade.
- É tomar atitude.
- Ajudar o próximo.
- Ser parceiro.
TRABALHO VOLUNTÁRIO Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Econômico e Social é comemorado no dia 5 de dezembro. Na Resolução sobre a criação do Dia Internacional do Voluntário, a Assembléia Geral reconhece a importância do voluntariado e convida todos os setores da sociedade - Governos, Organizações Não-Governamentais e a Sociedade Civil - a incentivarem e divulgarem o trabalho dos voluntários. O que é voluntariado?
Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."
Em recente estudo realizado na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, definiu-se o voluntário como ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.
Quando nos referimos ao voluntário contemporâneo, engajado, participante e consciente, diferenciamos também o seu grau de