Comunicaçao
“As ações de defesa civil e a formação do engenheiro”.
TOLEDO 2013
“As ações de defesa civil e a formação do engenheiro” (São Paulo, novembro de 2009, Anais eletrônicos – artigos) dos autores Jordan Henrique de Souza, Gislaine dos Santos, Carlos Alberto Pereira Soares e Wainer de Silveira e Silva - todos formados em engenharia civil-, é um artigo que aborda a necessidade de especialização dos engenheiros para a melhor adaptação das estruturas no caso da ocorrência de eventos naturais e climáticos que causem emergências à população.
Escrito sob a ótica da engenharia e com linguagem razoavelmente técnica, mas perfeitamente compreensível, o texto é dividido na forma tradicional para artigos (resumo, introdução, objetivos, metodologia, conclusão e referências), e as ideias são apresentadas de forma clara tornando sua leitura fluída e rápida, apesar de repetitiva em certos pontos.
No resumo temos a apresentação dos motivos que levaram os autores a realizarem a pesquisa, que seriam as alterações climáticas avaliadas pelo IPCC e, a partir disso, os estudos decorrentes da engenharia para amenizar os impactos que essas virão a causar aos seres humanos.
Após isso, os autores repetem na introdução os motivos do estudo, e trazem após o dado da existência de 90% de certeza de que o impacto será sofrido pelas alterações que estão para acontecer. Todo o texto é escrito no campo da hipótese e da previsão presentes no estudo sobre mudanças climáticos, feito pelo IPCC. É exposto também que os países de baixo desenvolvimento terão mais dificuldades em se recuperar e resolver os problemas em questão, assim como as áreas mais atingíveis no caso do Brasil são as favelas, por sua estrutura precária que foi construída sem instrução de profissionais, o que facilita o risco de desmoronamentos, por exemplo.
Os objetivos listados são a necessidade dos engenheiros atuarem também nas áreas de defesa civil, prevenções a desastres naturais como