comunicaçao
Josemar Rodrigues de Freitas
Henry de Oliveira Silva
Relatorio
1. Introdução O texto seguinte irá destacar etapas de experiencia de separação de mistura , ultilizando o proscesso de destilação fracionada no qual o objtivo é separar água de álcool .
2. Objetivo
O objetivo do proscesso de destilação fracionada e separar misturas homogeneas composta por 2 liquidos , com temperatura de ebuliçao diferentes deixando ambas puras novamente .
3. Materiais
Os materiais usados nesse proscesso são:
Manta aquecedora Balão de fundo chato 2 Suportes Universal Coluna de destilação Termômetro Condensador Bequer
2 mangueiras
5. Procedimento experimental
No balão de vidro é colocada a mistura. Ao ser aquecida, a substância de menor ponto de ebulição irá evaporar primeiro, e logo em seguida, a outra substância vai evaporar também. Porém, ao encostar nas bolinhas da coluna de fracionamento, a segunda substância vai condensar, voltando para o balão, e a outra substância continuará subindo, até encontrar o condensador. O termômetro serve para manter uma temperatura constante, um pouco acima do maior ponto de ebulição. Ao final do processo, o béquer conterá o líquido mais volátil, e o balão de vidro terá o líquido menos volátil.
6. Resultados Depois do proscesso de destilação fracionada , a mistura de água e álcool se separaram com o balão de fundo chato contendo água destilada e o bequer contendo álcool puro (na verdade não tinha água) .
7. Conclusão
Depois da separação dessa mistura podemos concluir que neste caso a destilação fracionada e a tecnica de separação mais adequada para misturas homogeneas .