Comunicar origem das telecomunicações
Comunicar é uma forma de transmitir ideias e todo o tipo de informações estabelecendo uma ligação de compreensão entre quem emite e quem recebe essa mesma informação. Uma das preocupações do homem, em relação às comunicações, foi quanto às telecomunicações ou comunicações à distância e a rapidez com que estas eram feitas.
Para transmitir informações à distância, no mais breve espaço de tempo, o homem utilizou desde sempre dois fenómenos naturais: o som e a luz. No entanto, no século XIX, surgiu a necessidade de comunicar a distâncias cada vez maiores, em espaços de tempo cada vez mais reduzidos e com maior precisão. Por exemplo, os primeiros meios que o homem utilizou para comunicar à distância foram através de reflexos da luz do Sol, sinais de fumo, movimentos com os braços ou outros instrumentos, porém qualquer um desses métodos fica limitado ao alcance visual. Com esta preocupação, surgiu então o aparecimento da telecomunicação, que se trata da transmissão, emissão ou recepção por fio, rádio, meios ópticos ou qualquer outro processo electromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, imagens e sons.
A evolução das comunicações a longas distâncias teve início com a invenção do telégrafo para fins militares, e por sua vez a TSF – telegrafia sem fios em 1896 que foi obra de uma série de inventores, sendo os principais: o italiano Marconi, apoiando-se em experiências do alemão Gustav Hertz (as ondas hertzianas), o russo Aleksandr Popov, inventor da antena, e o francês Edouard Branly. No princípio do século XX, a T.S.F. foi adaptada ao telefone. A rádio tornou-se num meio de comunicação de massa. As informações e os programas de cultura musical estabeleciam novo selos entre os povos. A invenção da célula fotoeléctrica e da válvula electrónica permitiu dar os últimos retoques na televisão, que decompõe a imagem numa série de pontos transmitidos sob a forma de impulso eléctrico.
Com o rápido avanço da ciência, esta