Comunica o e Marketing Internacional
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – ICSA
RELAÇÕES PÚBLICAS INTERNACIONAIS
PROFESSORA DANIELA SANTOS
ALUNA LIDIANA MULLER CORREIA
Atividade: Comunicação e Marketing Internacional
Assim como uma empresa deve estar preocupada com a sua imagem quando ela é uma empresa doméstica, que atua somente no seu país de origem podemos dizer assim, as organizações internacionalizadas ainda mais.
Vemos que no primeiro caso, as empresas locais devem atentar para que os seus clientes tenham uma visão positiva dela, mesmo que o grau de atingimento de público seja restrito somente a seu país, pois a diversidade cultural, a sociedade e os demais fatores que influenciam seus negócios não se limitam apenas a países. Cada vez mais os bairros, as cidades, e estados se diversificam em relação a suas tradições e costumes. Então dada esta diversidade, as empresas acabam sendo visadas pela imagem que aquela civilização transmite, podendo ser positivo ou negativo diante de vários fatores aos quais está refém. Esta imagem é construída através de longos anos, pela sociedade em que a empresa está inserida e esta visão é conhecida através dos meios de comunicação de cada localidade. Pelo que vemos nos jornais, na TV, no rádio, e mais atualmente pela internet, as cidades mais visadas são aquelas que estão inseridas em grandes metrópoles e regiões próximas à elas, que normalmente são motivos de noticiários devido aos acontecimentos de impacto na sociedade.
Se pequenas empresas podem ter sua imagem comprometida ou promovida através da comunicação gerada a partir de acontecimentos sociais em seu entorno, quanto mais será a de uma organização internacionalizada. Fica muito claro que a imagem que uma empresa carrega, é a de seu país de origem. Dá-se aí a importância de os meios de comunicação colaborarem na construção de uma identidade positiva das empresas brasileiras, no exterior. Claro que não podemos mentir e dizer que nosso país não tem problemas. Ultimamente temos