Comunica O Empresarial III
Nesta função não há a intenção de persuadir o leitor, apenas se transmite a informação. Os textos, geralmente, comunicam de modo bem objetivo, sem adjetivações e sempre prevalece a terceira pessoa do singular ou do plural, pois transmite impessoalidade. Essa é a função da linguagem:
Resposta Selecionada:
a.
Referencial.
Pergunta 2
Leia o texto a seguir:
“A comunicação empresarial (organizacional, corporativa ou institucional) compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades etc.) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc.) ou junto à opinião pública.” (Fonte: Com texto Comunicação e Pesquisa, consultoria/assessoria em Comunicação). Considerando o trecho anterior em relação à função da linguagem, podemos afirmar que:
Resposta Selecionada:
d.
A função é referencial, a intenção do emissor é transmitir informação sobre algum aspecto da realidade, exterior ou interior.
Pergunta 3
“Dentre os tipos mais comuns de redação administrativa (veículos), temos: carta, circular, memorando, relatório, boletim, manual, jornal e revista. Alguns veículos são mais utilizados no cotidiano: cartas, memorandos (nas empresas informatizadas: o e-mail) e têm destinatário definido; outros são utilizados em situações específicas (periódicas ou não) e destinam-se a um público mais amplo: manuais, boletins, folders, jornais, revistas. Os relatórios enquadram-se nos dois casos.” (“Comunicação Empresarial”. PIMENTA, Maria Alzira) Observe as afirmativas:
I. A circular é uma correspondência produzida em várias vias, que trata de interesse amplo e é dirigida a multidestinatários. Cada via deve ser assinada ou