Compósitos
Materiais compostos (ou compósitos) possuem dois ou mais componentes ou duas ou mais fases em sua composição. Separados, os constituintes dos materiais compostos possuem características químicas e físicas particulares. Entretanto, ao serem misturados, formam um novo composto a partir da combinação de suas propriedades.
2 Materiais compostos
2.1 Concreto
O concreto é o material composto mais utilizado na engenharia civil, presente em cerca de 90% das construções no Brasil e no mundo. É constituído por uma mistura de água, algum aglomerante como o cimento, agregados miúdos (basicamente areia), e agregados graúdos (pedras como britas, por exemplo). Também podem ser adicionados outros materiais eventuais, a depender da necessidade ou praticidade exigida na construção.
O concreto possui resistência e durabilidade dependentes da proporção de cada um de seus componentes; e essa proporção é chamada de dosagem. Da dosagem também depende a cura do concreto, que é o tempo que o material leva para atingir um nível estável de resistência (FALCETTA, 2014).
2.2 Placa de reboco
Placa de reboco (também chamada drywall ou “parede seca”) é um material composto utilizado na substituição de vedações internas convencionais como tetos, paredes e revestimentos. Consiste em chapas de gesso que são aparafusadas em estruturas de perfis de aço galvanizado e na engenharia civil representa uma forma de construção a seco, visto que dispensa formas de construção convencional. (PORTAL DRYWALL, 2014).
As paredes drywall são mais leves por serem feitas de gesso e possuem espessura menor que das paredes convencionais de alvenaria. As chapas são fabricadas por um processo industrial de laminação contínua de uma mistura de gesso, água e aditivos entre duas lâminas de cartão. O método é muito utilizado em áreas comerciais por sua praticidade e facilidade de adaptação a qualquer estrutura, como aço, madeira ou concreto. Além disso, o sistema proporciona