Compósitos
1- Materiais compósitos são aqueles que possuem pelo menos dois componentes ou duas fases, com propriedades físicas e químicas nitidamente distintas, em sua composição.
Separadamente os constituintes do compósito mantém suas características, porém quando misturados eles formam um composto com propriedades impossíveis de se obter com apenas um deles. Alguns exemplos são metais e polímeros, metais e cerâmicas ou polímeros e cerâmicas.
2- As fases dos compósitos são chamadas de matriz (que pode ser de três tipos, cerâmica,polimérica e metálica) e a fase dispersa (geralmente fibras ou partículas que servem como carga).A matriz geralmente é um material contínuo que envolve a fase dispersa. As propriedades do compósito é uma função de fatores como a geometria da fase dispersa, distribuição, orientação e também da compatibilidade interfacial entre os constituintes da mistura.
3-
4- nos dois tipos de compósitos particulados, as partículas possuem dimensões iguais em todas as direções (são equiaxiais). A diferença esta na maneira como é alcançado o aumento da resistência do material. No caso dos compósitos reforçados com partículas grandes, a interação existente entre matriz-partícula, não é em nível atômico ou molecular, devido a proporção do tamanho existente entre os constituintes, além disso, ao ser solicitado por uma força externa o material reage internamente com a força sendo dividida entre fase matriz e dispersa.
Em contra partida, o reforço por meio da dispersão ocorre devido a existência de uma interação a nível atômico ou molecular, uma vez que nesse caso as dimensões das partículas estão em torno de 10 a 10 nm. Diferentemente dos compósitos reforçados com partículas grandes, os reforços por dispersão quando recebe a aplicação de uma força a fase matriz absorve quase totalmente a energia adicional, restando às partículas dispersas impedir/dificultar a dissipação das discordâncias no