Compósitos
DE MINAS GERAIS
Nome: Josiene Pacheco
A importância dos compósitos para o Design de Produtos
A escolha do material certo para um projeto é fundamental, pois dessa escolha vai depender o seu sucesso ou fracasso. Precisamos de materiais que suportem cargas, às vezes em exposto ao ambiente, que conduzam calor ou eletricidade, ou que os isolem, que aceitem, ou não, fluxos magnéticos, e sempre ao mais baixo preço. Esta é a realidade por trás da seleção de materiais, assim surgiram os compósitos, pois alguns materiais não conseguiram atingir o que os produtos precisavam.
Os compósitos representam um campo crescente de opções, de enorme plasticidade criativa e contorno indefinido, disponíveis para a materialização dos projetos de equipamentos, veículos, grandes estruturas urbanas e do espaço. O compósito mais utilizado pela indústria é uma resina plástica com reforço de fibra de vidro.
Os compósitos são empregados na indústria náutica, aeronáutica, automobilística, construção civil, transporte, mobiliário, etc. A sua utilização nos setores naval e aeroespacial contribuiu para o forte incremento que entretanto se verificou nas metodologias de concepção, no cálculo e na fabricação. Para estes materiais é agora possível controlar, com muito rigor, as propriedades mecânicas, ajustando-as às condições de aplicação e assegurando níveis elevados na produção dos componentes.
Outro exemplo de compósitos utilizados no design de produtos são os compósitos madeira / plástico. O uso desses compósitos está crescendo rapidamente e isso se deve às vantagens desse produto em relação à madeira, como não rachar, não empenar, exigir pouca ou nenhuma manutenção e ser facilmente moldado em formas complexas. Entre suas aplicações destaca-se quiosques, mesas, cadeiras, floreiras, brinquedos de playground e pontes para atender projetos de jardinagem, piscina e área de recreação, dentre outros.
Neste sentido, no contexto do design, os materiais compósitos